Cinema, Literatura, Artes Cênicas, Oficinas, Debates e Workshop durante o 14º Festival de Artes de Areia

           O Festival de Artes de Areia, já consagrado pelo público paraibano e um marco na história do desenvolvimento cultural da região, traz como tema esse ano Paraíba Feminina de Cultura – Mulher é Arte, que tem como objetivo mostrar, discutir e entender a arte feita por mulheres ou com a poética do universo feminino.
            Esse festival é um dos mais importantes e tradicionais do Estado. Desde 1976 reuni artistas, pensadores, jornalistas, estudantes e a sociedade civil a fim de discutir sobre a cultura e sua difusão, ou até mesmo o simples prazer de contracenar com as artes. Ao longo desse tempo, houve alguns momentos de ausência das manifestações desse festival, mas voltou à ativa há exatos 2 anos, confirmando assim o seu 14º ano.
            Nessa edição, o evento acontece desde 29 de julho e vai até o próximo domingo, 04 de agosto, com programação itinerante, permanente e mista, com oficinas, mesas e workshops, começando as atividades sempre a partir das 09h e vão até o fim da noite.
         
Espetáculo "Musicalização Infantil" (PB)
Nessa quarta (31), dentro da programação permanente teremos as Apresentações de Musicalização Infantil, do grupo pessoense Pirralhim, o Lançamento de Publicações, que esse ano conta com o apoio do EduEpb e do Jornal A União, assim como a performance Terreiro Envergado, do Coletivo campinense Tanz. 
Violeiras Soledade e Minervina (PB)
O espetáculo A Princesa Luzia e o Urso de um Olho Só, do Grupo pessoense Graxa de Teatro, a apresentação das Violeiras Soledade e Minervina, da cidade vizinha Alagoa Grande, o Lançamento do livro e Sarau Poético da atriz paraibana Suzy Lopes, já agraciada pelo público da capital com o Verso Prosa, sempre realizado no cultural Empório Café Bar, que será acompanhada do DJ Guirraiz. No fim da noite, o festival traz dois espetáculos nacionais, o Vamos a la Praia, do Grupo goiano Teatro Bastet e o Pode Ser que Seja Só o Leiteiro Lá Fora, do Grupo paulista de Teatro da Poli.




A Princesa Luzia e o Urso de um Olho Só

Espetáculo "A Princesa Luzia e o Urso de um Olho Só" (PB)
A peça mostra a vida da garotinha órfã Luzia, que tem como companhia apenas seu avô e o seu urso Irineu. No seu universo de menina sonhadora, com seus medos e anseios, cria suas próprias histórias como a da Princesa do Reino da Luz, onde bruxos, fantasmas e outros seres ganham vida.






Espetáculo: "Vamos a la Praia" (GO)

Vamos a la Praia

O espetáculo começa com uma brincadeira que recria o universo brincante e imagético da praia. Brincadeiras, música, poesia e números circenses irão garantir a diversão dos visitantes destes polo.






Espetáculo: "Pode ser que seja só o leiteiro lá fora" (SP)

Pode Ser que Seja Só o Leiteiro Lá Fora

Esse espetáculo tem a contemporaneidade, estilo e temática como mote. Expõe a fragmentação das relações amorosas, o fim das utopias e a impossibilidade do amor, a solidão desenfreada e os vícios cotidianos, a eterna espera pelo outro, a loucura do dia-a-dia, a homossexualidade, o misticismo, a religiosidade, além de sua relação com as flores, com o vírus HIV e a urbanidade de seus contos e personagens que estão presentes neste espetáculo.

Lançamentos

André Ricardo Aguiar (Foto: Acervo Pessoal)
A União 120 anos – Uma viagem no tempo (Apresentação: Fernando Moura);
Baião em Crônicas (Onaldo Rocha);
Brejo de areia – a terra dos meus ancestrais (Expedito P. Gomes);
Pequenas Reinações e Chá de Sumiço (André Ricardo Aguiar);
CAVN – Uma história para a posteridade | Fatos em Fotos (Manoel Luiz Silva);
Jamais Deletado e Conquistando o Turista pela boca (Wills Leal);
Forró de Cabo a Rabo (Ricardo Anísio);
Jogadores de Ilusões e Adeus Elpídio | CDs Escravo da Arte e Caminhos de Sol (José Bezerra Filho);
Fidélia Cassandra (Foto: Acervo Pessoal)
Nua e Cores da Paixão (Mercedes Cavalcante);
Catolé do Rocha em muitas lentes (Coletânea);
Como se fosse o Paraíso (Paulo Cavalcante);
Flor de Cactus (Lourdes Ramalho);
Acaso Caos (Bruno Gaudêncio);
Amora (Fidélia Cassandra);
Sabedoria de Caboclo (José Alves Sobrinho);
José Alves Sobrinho – Um poeta entre dois mundos (Joseildo Diniz);
Cores do Atlântico (Rita Lemaire e Socorro Lira)

            Dentro da programação das oficinas, o festival traz nesse 3º dia, a Oficina de Produção Fotográfica para Iniciantes, com o pessoense André Piva, a Oficina de Produção Fotográfica Avançada com o também conterrâneo André Lins Nóbrega, a Oficina de Atuação para Cinema, com Mariah Teixeira, também da capital paraibana, a Oficina: Escola de Palhaças, com a paulista Andréa Macera, as oficinas de Artesanatos Arte de Palha e Loiças da Chã Pia, de artesãos de Areia, na Oficina: Hysteria, do Grupo paulista XIX de Teatro, a Oficina de Teatro Experimental com os pessoenses José Misael, Clayton Teixeira e José Ribeiro, a Oficina: Delícias do Brejo, a Oficina: Verso e Prosa, ministrada pela atriz paraibana Suzy Lopes, a Oficina: Rotas do Cordel na Borborema, com o areiense Aderaldo Luciano, e a apresentação da Oficina de Poesia Viva com a atriz e poeta Elisa Lucinda. E ainda as mesas “Areia: Espaço, Economia e problemas sociais no Brejo paraibano”, que tem como facilitadora a pessoense Emília Targino, a “Bananeiras: uma dimensão do Brejo Geo-História e Literária”, com os cidadãos de Bananeiras Manoel Luiz da Silva e Mirian Trindade Leite, a “Margarida Maria Alves e Lutas Sociais em Alagoa Grande”, que terá como mediadora a cidadã paraibana Maria Soledade Leite, a “Literatura o Feminina da Paraíba”, com o campinense Bruno Gaudêncio, a “Literatura Feminina de Areia”, com Gorete Lucila, e por fim, “Literatura, Ritmo e Poesia”, com o rapper pessoense Pertnaz e o campinense Tiago da Silva.



 Fonte: ASCOM - PB            

Comentários