Mostra Conversando sobre Cinema - inscrições abertas

Encontram-se abertas as inscrições para a Mostra Conversando Sobre a História do Cinema, reunindo entre seus debatedores Fernando Trevas Falcone e João de Lima Gomes, professores do Curso de Cinema e Audiovisual da UFPB. A programação é do Sesc-Centro João Pessoa, através do Setor de Cultura.
A mostra consiste em exibições seguidas de debates, reunindo assuntos que aprofundam conceitos explanados sobre as principais Escolas do Cinema Mundial.
O local será a Sala de Exibições do Sesc-Centro, entre os dias 23 e 26 de Julho, nos horários das 12h, 17h e 19h.




FILMES DESTACADOS COMO HISTÓRICOS


23/07 - Cinema Soviético

Esse é um dos mais antigos e importantes da História desse meio. Alguns diretores, como Serguei Eisenstein e Dziga Vertov, foram pioneiros da linguagem, da teoria e da estética cinematográfica, sugerindo e definindo padrões que influenciaram realizadores no mundo todo.

24/07 - Nouvelle Vague
Foi um movimento artístico do cinema francês que se insere no movimento contestatório próprio dos anos sessenta, tendo enquanto plano de fundo a decadência do pós Segunda Guerra Mundial. 

25/07 - Cinema Alemão
Esse cinema foi fortemente marcado por uma influência das tendências artísticas e vanguardas das Artes Plásticas. Tendo uma Alemanha dividida entre Oriente e Ocidente, dos anos 40 aos anos 90, trouxe para a história desse segmento, produtos distintos em termos de temática, linguagem e estética.

26/07 - Avant Garde
Esse estilo refere-se a pessoas ou obras que são experimentais, inovadores, vanguardistas, em especial ao que tange à arte, à cultura e à política. Sendo assim, considero por muitos o marco da modernidade, assim como, distinto do pós-modernismo.

CURADORES E DEBATEDORES





Prof. Dr. João de Lima
João de Lima Gomes atualmente coordena o curso de cinema da UFPB, autor de "Pericles Leal" -  doctv da Paraíba premiado, já difundido em diversas emissões em rede pública de televisão e distribuição nacional em mercado de home vídeo. Pesquisador de cinema, foi diretor da Associação Brasileira de Preservação Audiovisual. Em São Paulo defendeu sua tese de doutorado sobre a cinematografia paraibana de expressão internacional.




Fernando Trevas
Fernando Trevas Falcone é mestre em cinema pela Universidade de São Paulo. Autor da dissertação A Crítica da Paraíba e o Cinema Brasileiro – Anos 50-60. Professor na área de Comunicação na UFPB. Coordenador do projeto “Cinema Paraibano: Memória e Preservação”. Colaborador do suplemento Correio das Artes (A União).
Foi diretor de redação da Revista TVA, consultor editorial da Programadora Sky (São Paulo), redator de Folha de São Paulo e repórter de O Norte.




O SESC Centro fica localizado na rua Desembargador Souto Maior, 281, Centro, João Pessoa - PB. Maiores informações podem ser obtidas pelos telefones (83) 3208-3158 e (83) 9996-0183.

Comentários