Mostra “Corte Seco” começa nesta terça (16)

Ainda há vagas para participar da Mostra Corte Seco, que reúne filmes de renomados cineastas paraibanos, a exemplo de Arthur Lins, Torquato Joel e Marcus Vilar. A programação é do Sesc Centro João Pessoa - PB que também realizará entre os dias 16 e 19 de Julho próximo, a oficina de Edição e Montagem.
          Vale registrar que a mostra acontecerá paralelamente à Oficina de Edição e Montagem, ministrada por Ely Marques, especialista na área.
            A oficina está definida para o horário das 8 às 10 horas, no Auditório da Instituição Comerciária. As exibições serão desenvolvidas às 10h, 12h, 17h e 19 h no mesmo local, com entrada gratuita, visando atender ao público crescente identificado.
            As inscrições podem ser feitas no próprio Setor de Cultura do SESC Centro.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DA MOSTRA DE FILMES


16/07
A Canga (Marcus Vilar, 2001, ficção)

Sinopse:
Num descampado, no meio de uma lavoura seca, o velho Ascenço Teixeira obriga os filhos a colocar nos ombros uma canga de boi. A esposa e a nora também são obrigadas a ajudar no trabalho. Fora de si, o velho perde o controle da situação e a família reage provocando um desfecho inusitado.


17/07
Passadouro
(Torquato Joel, 2000, Documentário)

Sinopse:
Os ciclos de ocupação humana em um lugar: as inscrições rupestres cristalizadas na paisagem como última memória de um povo extinto, o ritual de fim de tarde de um casal de idosos, e os novos tempos com outros hábitos e costumes trazidos pela parabólica.

18/07
Transubstancial
(Torquato Joel, 2003, Ficção)

Sinopse:
A visão existencialista do poeta Augusto dos Anjos a partir de fragmentos de seus poemas.

19/07
Um fazedor de Filmes
(Arthur Lins, 2006)

Sinopse:
Durante um período de escassez no interior da Paraíba, um cruel fazendeiro mata todos os pescadores que invadem a sua propriedade, única na região capaz de fornecer o peixe do sustento de suas famílias. As pessoas famintas se unem para saquear a feira da cidade. Em meio a mortes perversas, vinganças, cenas de humor e um grande saque, os moradores de Soledade se encontram na praça para assistir a nova produção do cineasta amador Ivanildo Gomes.



Oficina de Edição e Montagem - Inscrições abertas no Sesc



A Oficina de Edição e Montagem trata do processo de elaboração de montagem, desde o roteiro, conceito e estética, captura, corte e o render final, apresentando o uso de ferramentas de edição Adobe Premiére, com o intuito de aprofundar o fluxo de informações sobre etapa da pós-produção cinematográfica.


Os dois eventos fazem parte da programação de Julho no Cinema do Setor de Cultura do Sesc Centro em João Pessoa realizados no período de 16 a 19 de Julho de 2013, a oficina sempre às 08h e as exibições fílmicas ocorrem nos seguintes horários: 10h, 12h, 17h e 19h; disponibilizadas gratuitamente aos comerciários, estudantes e público em geral.
 

Quem é Ely Marques?


Ely Marques (Divulgação)
Pós-graduado em Estudos Cinematográficos pela Universidade Católica de Pernambuco-UNICAP, Ely Marques sempre manteve atividades profissionais e acadêmicas participando de bancas de avaliação de monografia e em vários outros projetos de pesquisa e desenvolvimento.
Também nesse mesmo período manteve forte presença no meio audiovisual paraibano na produção de documentários, curtas-metragens de ficção, vídeos publicitários etc., tendo recebido reconhecimento através de premiação e participação em vários festivais e mostras.

Integrava a equipe do Pontão de Cultura Rede Nordestina de Audiovisual e diretoria da ABD-PB. É sócio-fundador da Pigmento Cinematográfico e atualmente como realizador, montador de filmes e pós-produtor. Tendo atuado em mais de 30 filmes, documentários, ficções, curtas e longas-metragens.



O Sesc Centro fica localizado à Rua Desembargador Souto Maior, 281
Centro, João Pessoa - PB.
Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (83) 3208-3158 e (83) 9996-0183.



Fonte: Setor de Cultura – Sesc Centro João Pessoa

Comentários