Mostra de Dança de Rua do Sesc inicia-se nesta sexta

14 grupos artísticos que movimentam a chamada DANÇA URBANA estarão em ação na I Mostra de Dança de Rua, que o SESC realizará nos dias 12 e 13/07, no Centro Histórico de João Pessoa. O evento vai apresentar ao grande público, a partir das 20h, as performances mais recentes de grupos que integram os estilos Hip Hop, Swingueira, Tribal Brasil e Afro, mobilizando cerca de 250 bailarinos e mais coreógrafos, MCs, diretores e animadores que militam em diferentes núcleos de resistência cultural da capital paraibana.
A programação será iniciada com a performance  “Conexão” , da Cia OS BAMBAS, dirigida por Djanilson Gonçalves. O grupo foi criado em 2005, já participou de eventos como Festival Municipal de dança, promovido pelo Gabinete Cultural de Artes Cênicas, assim como concursos organizados pela FUNJOPE. A performance retrata vários “estilos” de dança, tendo como  principal o Swing baiano.
A seguir ocuparão o palco montado no Pátio de São Pedro Gonçalves as demais atrações confirmadas para o primeiro dia da Mostra promovida pelo Serviço Social do Comércio, em parceria com a FUNJOPE - Fundação Cultural de João Pessoa.


Divulgação

Grupo BAD

Performance: A Lenda do Imortal
Direção: Michael Junior
Elenco: Michael Junior, Fló Jackson e Gabriel Aguiar

Histórico do grupo: O grupo foi criado em 22/11/2009 no intuito de levar as pessoas o legado do Rei do Pop e da Dança Michael Jackson e fazer a nova geração conhecer a genialidade desse ícone da musica mundial. O grupo já se apresentou em vários lugares e eventos inclusive fora do estado.
Apresentação tem como objetivo mostrar como Michael Jackson era genial enquanto dançarino, através de vários dos seus clássicos musicais e de suas incríveis e memoráveis coreografias.

The Prodigions Gruop

Performance: Conexões de sentimentos
Direção: Rêmulo Amorim
Elenco: Enderson , Joeliton Matias, Rêmulo Amorim e Heberth Limeira
Histórico do grupo: O grupo já esteve em alguns eventos pela Prefeitura Municipal e outros eventos de organizações culturais, como: Amostra da feira tecnológica da Paraíba; Amostra de dança em pro ao Dia Mundial da Dança; Eventos culturais em escolas da capital e etc. Os ensaios começaram de forma recreativa. E meses depois tonaram-se mais sérios e oficiais. O grupo THINGS OF STREET (coisas de rua) assim como foi nomeado, continuou com suas atividades até o ano de 2009. E no ano seguinte com o mesmo nome, tornou-se projeto de aulas para jovens, crianças e adultos.
O grupo pretende mostrar ao público que todos os tipos de sentimentos podem ser expressados através do corpo.

Kebr'art

Performance: Swing da cor - Cultura do povo baiano, herança de um povo africano
Direção: Welton Delfino
Elenco: Welton Delfino, Sarah Kelly, Tatiana Domingos, Bruno Fernandes, João Paulo Lucena, Lucas Barreto, Stefanny Andrade, André Luiz, Marcello Gomes, Taiana Oliveira e Charles Tayure, Camila Cássia, Danny Luna.
Histórico do grupo: A Cia de Dança Kebr'art existe há três anos. É um grupo voltado para os diversos ritmos baianos, em especial o swingue baiano e o axé. O grupo realiza um trabalho totalmente social, voltado para os jovens que tem interesse em dançar e aprender mais sobre essa cultura tão maravilhosa. As apresentações trazem temas voltados à cultura baiana e ao preconceito. A Cia de Dança Kebr'art já fez várias apresentações em toda João Pessoa, incluindo o circuito das praças, ganhou vários concursos de dança, por quatro vezes representou a Paraíba em eventos no Estado de Pernambuco e nos últimos dois anos participou da Aldeia SESC.
A performance retrata não somente a história da swingueira, mas também, toda a diferença social e preconceituosa de um povo, desde o tempo do Brasil colônia. Porque foi através dessas pessoas que tanto sofreram e que foram chamadas de escravos (propriedade de alguém), por terem a cor da pele dita "diferente", que hoje temos essa cultura onde está inserida a swingueira ou pagode baiano. 

Grupo Ethnos

Performance: Ethnotron - Ghetto Experiment
Direção: VantVaz
Elenco: Adenise Ribeiro (Izzah), Jean de Lucena (B-boy Kenshin), Ayleen Vant  (B-boy Cottonete), Jailson Júnior (B-boy Juninho), Jefferson Farias, Lavínia Teixeira (Lavie), Luana Queiroz (B-girl Zig), Yago Araújo (B-boy Vulto) e Vant Vaz.
Histórico do grupo: O coletivo Tribo Éthnos é um grupo artístico filosófico que surgiu em 06 de março de 1990 em João Pessoa, capital do estado da Paraíba, na região Nordeste do Brasil. Tem como expressões principais, a música e a dança e se utiliza de outras linguagens artísticas como artes gráficas, artes plásticas, literatura, fotografia, moda (indumentária) e quadrinhos, unindo as expressões da cultura local, ancestral e regional com elementos de outras culturas, valendo-se das linguagens tradicionais em consonância com os movimentos contemporâneos.
A performance destaca:“Ethnotron – Ghetto Experiment” pretende se valer de experimentos coreográficos que referendam-se à trajetória e contatos com várias técnicas, dando ênfase especial à dança de rua (danças urbanas) e a partir disso elaborar metodologias e vocabulários para os próximos trabalhos do grupo.

Swing Free Style

Performance - House dance
Direção: Fagner - Boy Style
Elenco: Thiago, Josuel, Renato e Lucas
Histórico do grupo: A companhia surgiu no ano de 2009 com o intuito de misturar vários estilos de dança com o Hip-Hop, levando a dança como instrumento de cultura popular nos mais diversos lugares. A companhia de dança Swing Free Style já se apresentou em diversas cidades do país, como por exemplo, Recife, Rio de Janeiro, São Paulo, Alagoas, entre outras. A Cia tem como objetivo resgatar os jovens da criminalidade para a dança.
 A apresentação resgata uma das técnicas do Hip-Hop que está esquecida por muitos dançarinos, a técnica do house dance, usada muitas vezes ocultamente em vários estilos de dança urbana, em que muito dançarinos utilizam ela sem saber.


Cia Lunay - Foto de Divulgação

Cia Lunay

Performance: Axial
Direção: Kilma Farias
Elenco: Fabiana Rodrigues, Jackeline Mendonça, Jaqueline Lima, Juliana Garcia, Kilma farias, Luana Aires e Priscila de Carvalho.
Histórico do grupo: No histórico do grupo encontram-se os espetáculos: Da Energia ao Movimento/2004, De Corpo e Alma/2006, Ventre e Tribal/2007, Extremo Oriente/2008, Troupiniquim/2009, sendo este último premiado com o primeiro lugar em Dança na Mostra Estadual de Teatro e Dança da PB, representando o Estado no Fenarte 2010, Caravana/2011. A Cia Lunay já participou de eventos como Tribal y Fusion - SP, Tribal Show ABC - SP, Caravana Tribal NE em BA, PE, RN e PB, produziu tantos outros a exemplo da Imersão com Sharon Kihara em João Pessoa - PB através da Bele Fusco.
A performance destaca: o espetáculo  está estruturado em sete cenas retratando a dicotomia sagrado-profano, oriente-ocidente, resistência-entrega. É um mergulho nas raízes das danças brasileiras sob a perspectiva da dança Tribal, recebendo influências dos povos africanos e berberes. Este é o estilo chamado de Tribal Brasil.

SEGUE A PROGRAMAÇÃO DO SÁBADO (13/07)

Harmonia do Swing - Direção: Abmael Santos
Gang Gangrena - Direção: Barruan Cunha
Cia de Dança Movimento - Direção: Emmanuel de Holanda e Flávio Lima
Shammah Cia de Dança - Direção coletiva
Gingado Manhoso - Direção: Josicleiton Marques
Cia Lunay - Direção: Kilma Farias
Grupo Raízes - Direção: Nay Gomes


O SESC Centro fica localizado na Rua Desembargador Souto Maior, 281, Centro, João Pessoa - PB.
Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (83) 3208-3158 e (83) 9996-0183.

Fonte: Setor de Cultura - Sesc Centro João Pessoa

Comentários