O Relações Públicas em "O Candidato"

Relações Públicas: Articulador das Imagens? - Parte II


Em um ano de uma das eleições mais importantes dos EUA, a quadragésima sétima, que elegeu o Republicano Richard Nixon, com uma margem de, aproximadamente, 61% dos votos e ganhador em 49 Estados, tendo como mote de campanha a elevação da Economia e o fim da Guerra do Vietnã, com consequente abertura de mercado na China, foi lançado o próximo filme a ser analisado. Possui enquanto contexto histórico-cultural, (calcado na apologia às avessas), o processo eleitoral norte-americano, que mais tarde será mais bem aprofundado em Todos os Homens do Presidente.
A película que trata sobre o Relações Públicas, já de forma límpida, atuando como um assessor político é O Candidato (The Candidate). Um drama do ano de 1972, dirigido por Michael Ritchie e que trata da estória do jovem advogado californiano de causas ambientais Bill McKay (Robert Redford), que resolve disputar a candidatura ao senado nos Estados Unidos. O seu maior problema é que irá disputar contra um adversário (Dan Porter) respeitado, experiente e prestigiado pelo Senado. 
Diante disso, McKay, um homem honesto e ético, ainda terá que lidar com um processo eleitoral corrupto, com a grande máquina partidária e com o completo jogo de interesse, onde a única coisa que restará é continuar firme e íntegro, já que estará perto de alcançar o tão sonhado cargo de senador.

Imagem do Filme O Candidato (1972) - Divulgação
Essa película, bastante atuante e moderna, traz à tona a reflexão sobre o real exercício da democracia, suas virtudes ideológicas e o que verdadeiramente move o interesse pela atuação pública e representativa de uma sociedade. E lançando um olhar sobre o processo de Relações Públicas, nos mostra que McKay, assessorado por um Relações Públicas e um Publicitário, trabalha corretamente a sua imagem, reputação e argumentação pública enquanto possível candidato, tudo isso alicerçado na ética, transparência, sagacidade e respeito ao seu provável eleitor. Ou seja, é perceptível que o poder da palavra e da imagem é o caminho para se atingir positivamente a opinião pública.

Imagem do Filme O Candidato (1972) - Divulgação

O Candidato é considerado pela crítica o maior filme já feito sobre política na história do cinema. Foi ganhador do Oscar de Melhor Roteiro em 1972.
Indico ainda uma excelente série que está no ar, em sua 2ª temporada, que aborda, inicialmente, um processo eleitoral de presidência, com a contribuição essencial de uma Relações Públicas, e que se encadeia outras tramas posteriormente; Scandal. Falarei dela em breve!


Vejam a seguir o trailer de O Candidato!



Até o próximo post!
Afinal, #CulturaVivaComunica!

Comentários