Peterson Martins lança "Os sertões infinitos de Rosa e Suassuna: a estética hiper-regional na Literatura Brasileira" nesta sexta (26)

Para movimentar a cultura paraibana, o Sebo Cultural traz nesta sexta-feira (26), a partir das 19h, o lançamento do livro Os sertões infinitos de Rosa e Suassuna: a estética hiper-regional na Literatura Brasileira, de Peterson Martins Alves Araújo, que iniciou esse trabalho ainda em sua tese de Doutorado.
A capa tem a assinatura do Artista Plástico Bruno Steinbach que soube expressar a mensagem da obra. Esse livro desenvolve uma reflexão sobre os movimentos regionalistas no contexto dessa literatura. No entanto, contradizendo alguns autores, observa que, contemporaneamente, várias obras literárias ainda se utilizam dessa mesma temática; guiando-se não mais pelas características regionalistas anteriores, mas por uma nova estética (Hiper-regional) inaugurada por Guimarães Rosa em  Grande Sertão: Veredas (1956). O principal aporte teórico será a concepção de discurso e gênero de Mikhail Bakhtin, aonde se chegará a duas concepções teóricas originais: o “redemoinho narrativo” (na forma discursiva fragmentada) e a estrutura “matrioshka” (no encaixe dos diversos gêneros dentro do romance). Além disso, o referido livro conta com uma entrevista inédita com o já consagrado escritor Ariano Suassuna.
Como síntese de Os sertões infinitos de Rosa e Suassuna: a estética hiper-regional na Literatura Brasileira, uma das maiores autoridades em  Literatura e Imaginário, o canadense (naturalizado brasileiro) Prof. Dr. Sébastien Joachim, expressa que a metateoria desenvolvida em  Sertões Infinitos, através dessas duas matizes (o redemoinho narrativo e a estrutura matrioshka) pretende “levar à luz um Sertão que fala com eles - Guimarães Rosa e Ariano Suassuna - e pela mediação deles com ele (o Sertão)”.

Um pouco do Escritor:

Peterson Martins (Foto: Divulgação)
Peterson Martins Alves Araújo nasceu em João Pessoa/PB, em 1975. Atuou como professor de Literatura Brasileira e Língua Portuguesa em diversas escolas da rede pública e privada da capital paraibana. Doutor em Estudos da Linguagem, pela UFRN, e Mestre em Educação pela UFPB. Além dessa obra, dedica-se à artigos e ensaios publicados nacional e internacionalmente.

Ainda dentro da programação, o público contará com a apresentação do Trio Pé de Serra, e o show da Banda A Cabeça do Tempo, composta por Julian Palmeira, voz e no violão, Deloshc, no baixo e no vocal, Fábio Cardoso, na guitarra, Matheus Pimenta, vocal e guitarra, e ainda Joh Gama, na bateria.

Mais informações: (83) 8787-8125

Banda A Cabeça do Tempo: http://nacabecadotempo.com


Fonte: Assessoria de Imprensa - Sebo Cultural

Comentários