Relações Públicas: Articulador das Imagens?

        O desejo pela caminhada na vida cultural, me levou a escolher, ainda no fim da graduação em Relações Públicas, um tema que pudesse abordar a paixão pelo cinema, assim como, o meu amor pela profissão que escolhi na trilha comunicacional.
Dessa forma, as Relações Públicas foi estudada em vários filmes norte-americanos e ingleses, e aprofundada em dois americanos, um do ano de 2006 e outro de 2008, no Relações Públicas: Articulador das Imagens?
Tive a honra de ser assistida pela Profª Drª Zulmira Nóbrega e o Prof. Dr. Luiz Antônio Mousinho, e avaliada pelo Prof. Dr. João de Lima e Prof. Dr. Severino Lucena, que me fizeram admirar ainda mais o trabalho sensível de ambos na construção do profissional saído da Universidade Federal da Paraíba, onde tenho muito orgulho de ter concluído o meu curso superior.
Portanto, gostaria de compartilhar com vocês esse trabalho realizado com tanto afinco e amor, de fato. Amor esse que me rendeu muita satisfação e alegrias.
Nesse primeiro momento, irei pontuar todos os filmes que poderíamos identificar o profissional de Relações Públicas e suas atividades representadas no cinema. 
Sendo a Relações Públicas uma área vasta, de bastante qualificação profissional e essencial para ser destaque na nossa sociedade de massa e atuante, essa profissão ainda assim não é muito assimilada pela mesma, já que no cotidiano a população não consegue definir e nem muito menos perceber a real função desse profissional.
Dessa forma, a profissão precisa ter mais representatividade no mercado, (re)conhecimento e respeito por tudo aquilo que prega e almeja enquanto campo da comunicação social, enquanto intermediador comunicacional das organizações públicas ou privadas, entidades ou personalidades e seus públicos-alvo.
Observando toda essa problematização, é importante entender de qual forma a Relações Públicas é vista pela sociedade, qual o conceito atribuído a ela e, principalmente, a imagem que a mesma possui dentro da esfera social/cultural, a fim de atenuar as dúvidas, contradições e até mitos do que seria realmente o profissional de Relações Públicas.
Diante disso, listaremos a seguir os filmes que representaram em seu roteiro esse profissional e suas atividades, no período de 1957 a 2008.
O primeiro filme a tratar sobre o profissional de Relações Públicas, mesmo sem possuir essa denominação, foi o drama/clássico norte-americano A Embriaguez do Sucesso (Sweet Smell of Success), do ano de 1957 e direção de Alexander Mackendrick.
O filme a tratar sobre o Relações Públicas, atuando como um assessor político é o O Candidato (The Candidate). Um drama do ano de 1972, dirigido por Michael Ritchie.
No ano de 1976 foi a vez do drama Todos os Homens do Presidente (All the President’s Men), sob a direção de Alan J. Pakula. 
Passados 20 anos, foi lançado a comédia Jerry Maguire: A Grande Virada, de Cameron Crowe.
No ano seguinte foi a vez do filme “Mera Coincidência” (Wag the Dog), tendo como diretor Barry Levinson.
Ainda na década de 90, tivemos no ano de 1998 a película norte-americana Segredos do Poder (Primary Colors), uma comédia dirigida por Mike Nichols.
No ano seguinte houve o lançamento do filme norte-americano/alemão da área de Relações Públicas, o O Articulador, de 1999, e direção de Dan Algrant.
Dentro da perspectiva política, tivemos em 2006 o filme A Rainha (The Queen), do diretor Stephen Frears.
Em 2006 foi a vez do filme americano Obrigado por fumar (Thank you for smoking), do diretor Jason Reitman.
E por fim, Hancock (2008), americano e com direção de Peter Berg, relata a estória de John Hancock (Will Smith).
Esses dois últimos foram analisados criticamente, tomando como base os estudos sobre cinema, postura, gerenciamento de crise e opinião pública.


Abordarei em breve cada filme listado acima.
Afinal, #CulturaVivaComunica!




Comentários