Grupo de Teatro Bigorna é o vencedor de projeto cultural da PBGÁS

O Grupo de Teatro Bigorna, natural da capital paraibana, foi declarado pela Companhia Paraibana de Gás – PBGás o vencedor do edital do concurso Gás em Cena – Gasdutinho vai à Escola, uma iniciativa da empresa para promover o conhecimento sobre gás natural junto a estudantes da rede pública de ensino, notadamente para alunos do Ensino Médio.
O resultado do julgamento foi publicado no Diário Oficial da sexta-feira (11), após análise dos projetos inscritos. O concurso foi lançado em agosto deste ano com a finalidade de selecionar um grupo artístico, na área de Artes Cênicas, para a concepção e realização de um espetáculo institucional que será apresentado em 10 escolas que estejam localizadas em áreas onde passa a rede de gasodutos da companhia.

O Concurso

Projeto Gás em Cena
Inscreveram-se ao edital sete grupos e companhias que atuam profissionalmente na Paraíba com atividades cênicas. Todos os participantes fizeram a pesquisa sobre a história do gás natural, suas aplicações no mercado, vantagens de utilização e aspectos como segurança e sustentabilidade. A partir da pesquisa, os candidatos apresentaram as propostas da encenação a ser levada para as escolas, o que deverá acontecer ainda este ano.
O projeto é uma ação amparada nas práticas de responsabilidade socioambiental da companhia, política voltada para incentivar atividades nas áreas de esportes, cultura e meio ambiente, com foco nos seus valores institucionais. O objetivo dessa iniciativa, voltada para o público jovem, é disseminar o conhecimento sobre gás natural como potencial energético com ampla tendência de desenvolvimento nos próximos anos.
Para a escolha da proposta com a maior pontuação, de acordo com os requisitos elencados no edital, a PBGás constituiu comissão de três membros, sendo dois profissionais da área de artes cênicas da Paraíba, sem vínculo profissional com a companhia, e outro pertencente à empresa e com conhecimento técnico do produto.
Para o desenvolvimento do trabalho, o Grupo receberá da PBGás um investimento de R$ 30 mil, valor previsto no edital do concurso, para despesas com produção, locomoção e cachê artístico dos participantes. As apresentações deverão acontecer em escolas da Grande João Pessoa e de Campina Grande.

Everaldo Vasconcelos (Foto: Acervo)

A Comissão

Os membros da comissão foram Everaldo de Oliveira Vasconcelos (professor de teatro da Universidade Federal da Paraíba), Kalline Brito Pereira (produtora, atriz e coordenadora de Artes Cênicas da Fundação Cultural de João Pessoa) e Daniel Simões Gomide (técnico em função gás da companhia).

A Proposta Selecionada

O Grupo de Teatro Bigorna existe há 45 anos na Paraíba. Foi fundado em 1968 e é dirigido pelo diretor, professor e ator de teatro e cinema Fernando Teixeira. Para se candidatar no edital da PBGás, o grupo apresentou uma proposta que irá contar a história da formação do gás natural a partir de cinco personagens: Metano, Etano, Dióxido de Carbono, Propano e Nitrogêneo, justamente os cinco gases que compõem o gás natural.
No trabalho a ser desenvolvido, esses gases ganharão vida como personagens e farão uma história envolvendo canto, dança e diálogos com envolvimento da plateia. Através das músicas, eles falarão sobre as qualidades do gás natural, suas vantagens, importância socioeconômica, sustentabilidade e segurança, através de um musical onde a trama estará envolvida.
Fernando Teixeira (Foto: Acervo)

“O avanço contínuo e acelerado das novas tecnologias sobre o meio ambiente vem a cada dia se mostrando urgente, sobretudo para assegurar e renovar o compromisso político com o desenvolvimento sustentável, tendo como objetivo estimular programas de trabalho baseados na economia verde”, disse Fernando Teixeira, vencedor do concurso.


Foi com essa visão, segundo o diretor, que a PBGás lançou o projeto Gás em Cena. “Uma proposta inovadora que se afina com as diretrizes da Agenda 21, documento elaborado a partir da Conferência Rio + 20, realizada no Rio de Janeiro recentemente, onde 193 países se reuniram para orientar uma transição para o desenvolvimento sustentável”, conceituou.

Fonte: Secom - PB

Comentários